7 de abr de 2011

Filme X Livro - "O Iluminado"


O terceiro livro de horror de Stephen King "O Iluminado" é de 1977 e o filme homonimo, dirigido por Stanley Kubrick e estrelado por Jack Nicholson estreou em 1980.
Muitas pessoas conhecem apenas o filme que ficou muito conhecido pela maravilhosa atuação de Nicholson e pelas fortes cenas do filme. Principalmente a cena em que aparecem as irmãs (8 e 10 anos) assassinadas.
Quando assisti o filme o achei sensacional, só que quando li o livro só provei para mim mesma, mais uma vez, que os livros sempre são melhores do que os livros.
No livro, Jack Torrance é um escritor que está tentando reconstruir sua vida se livrando do alcoolismo que o fez quebrar o braço de seu filho Danny quando este tinha apenas três anos de idade. Jack aceita um trabalho de zelador de inverno no isolado e imenso hotel Overlook, cujo passado é muito sinistro. Esperando para provar a todos que ele se recuperou do alcoolismo, Jack Torrance se muda para o Hotel Overlook com sua esposa, Wendy, e o filho, Danny, que é o iluminado da história. Danny possui forças sobrenaturais. Consegue ver o passado, o futuro, ver espíritos e ler os pensamentos das pessoas.
Logo após a família chegar no hotel, Danny e o chef de cozinha do hotel, Dick Hallorann, tem uma breve conversa. Falam sobre o talento especial de Danny e a natureza macabra do hotel. Dick fala para Danny que ele também tem essa habilidade, que, como a avó de Dick Halloran costumava dizer, chama-se "shining" ou "iluminação". Dick também fala ao menino para o chamar telepaticamente caso tenha algum problema.
Danny tem muitas visões referente ao passado do hotel. Manchas de sangue, vozes, visões de pessoas mortas, são uma constante para Danny enquanto está no hotel.
O que mais me faz preferir o livro do que o filme é a história do hotel. No filme não passa nada sobre a história do Overlook, porém no livro Jack Torrance pesquisa muito sobre o hotel e descobre coisas absurdas. Por isso chega uma hora que Jack está tão obcecado pelo hotel que o hotel toma conta dele e ele acaba se virando contra a mulher e o filho.
Sobre as irmãs gêmeas assassinadas, quase não se fala no livro. Já no filme elas aparecem várias vezes nas visões de Danny. No livro, Danny não anda de triciclo, já no filme ele aparece andando de triciclo pelo hotel diversas vezes!
Tony, o amigo imaginário de Danny não é a sua própria mão como mostra no filme, mas sim um espírito que aparece para o menino, desde que ele se conhece por gente, para ajudá-lo.
O final da história é completamente diferente. Mas eu não vou contar nada aqui, pois não quero estragar a leitura de ninguém (risos). 
Fazendo uma comparação, é claro que o livro é muito melhor do que o filme, mas não dá para desmerecer o filme, pois ele também é muito bom.
Seja o livro ou o filme, vale a pena ver. Mas quem tiver paciência para ler as 581 páginas do livro, eu recomendo!

5 comentários:

  1. que lindo está seu blog Fati =) Assisti esse filme com mais de 25 anos pela primeira vez e morri de medo. Se puder, faça uma resenha também sobre o filme "Pet Cemitery", outro filme, meio trash mas assustador. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog e sua análise sobre livro X filme.

    Também prefiro os livros q os filmes, além de nos darem maior margem para imaginarmos como era a situação.
    Li O Senhor dos Anéis e depois assisti ao filme... fiquei frustrada, embora os lugares remontados no filme, são bem mais elaborados q os quais imaginava, mesmo assim, alguns trechos do livro me tiraram o ar, coisa q no filme não aconteceu!
    Excelente blog. Parabéns!
    Luciana Ribeiro

    ResponderExcluir
  3. muito bom o texto, devia ter contato o final do livro =/
    kdakda

    ResponderExcluir
  4. Opa!

    Terminei de ler hoje o livro. Realmente, é muito diferente. Pra mim o filme é um esboço do livro, nada mais. Apenas a ideia da historia, fora isso, nao tem mais nada haver.

    Ambos sao excelentes, mas cada um na sua. Nao da pra comparar o livro com o filme. Claro que tb fico com o livro, principalmente pelo tony nao ser um dedo e sim, um amigo mental ou espiritual do danny. Fora o final do livro e do hallorann q sao mega diferentes.

    Muito bom o apanhado que destes. Parabens.

    Beijao

    ResponderExcluir
  5. Apesar que o final do filme é mil vezes melhor

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...