10 de jul de 2011

Top 10 - Abertura de Programas Infantis

Acredito que não seja só eu que tenha notado que antigamente as aberturas de programas, principalmente os infantis, eram muito bem elaboradas, tanto musicalmente quanto visualmente.
Por isso resolvi fazer um Top 10 de aberturas de programas infantis. Todos eles são dos anos 90, já que vivi minha infância nesta década e estou utilizando minha memória para fazer este tópico (risos). Aproveite para matar curiosidades e também saudades!

O Mundo de Beakman
No programa educativo "O Mundo de Beakman", Beakman lia cartas reais de espectadores Americanos, porém quando traduziam para o português colocavam nomes fictícios nas cidades e nos nomes dos espectadores. As cartas sempre vinham com alguma dúvida que Beakman tirava através de experiências científicas ao lado de sua assistente e seu rato de laboratório Lester. 

TV Cruj - Disney Club
O programa estreou em 1997 e era feito como se fosse uma TV Pirata que era transmitida secretamente por três crianças que preferiam serem chamadas de ultra-jovens (inspirado em um livro de Carlos Drummond de Andrade, O Poder Ultra-Jovem). Quem não se lembra dos bordões: "Não somos crianças. Somos ultra-jovens e merecemos respeito!" e "CRUJ, CRUJ, CRUJ, Tchau!"?

Glub-Glub
O programa Glub-Glub que foi transmitido pela TV Cultura estreou em 1991 (MELDELS, estou ficando velha mesmo).
Cada episódio trazia algum problema e sua solução no final servia como lição de moral. Toda a ação ficava em torno dos diálogos, já que tudo ocorria sempre em um ponto do fundo do mar aonde havia caído uma televisão que, como mostra a abertura, funcionava graças a um peixe-elétrico. Era nesta televisão que os personagens assistiam aos desenhos que passavam no programa.


Cocoricó
Cocoricó estreou em 1996 e na história Julio, um menino de 8 anos e que mora na cidade grande, vai passar férias com seus avós em uma fazenda que se chama Cocoricó e faz amizade com os animais da fazenda.

TV Colosso
Exibido entre 1993 e 1997, TV Colosso utilizava bonecos de cães para simular toda uma emissora de televisão. Havia o diretor, o presidente, o office boy, os atores todos, é claro, cachorros. No programa passavam muitos desenhos como "Animaniacs", "Os Smurfs", "Ren & Stimpy" entre muitos outros.


Rá Tim Bum
O programa ficou no ar de 1989 a 1991 e possuía diversos quadros. Marcelo Tas interpretava o "Professor Tibúrcio" e para quem não sabe, o ator que faz Mamma Bruschetta participada do quadro "Zero e Zero Zero", em que tinha dois alienígenas um magro e um gordinho. 


Show Maravilha
O programa infantil da Mara Maravilha ficou no ar entre 1987 e 1994. Ele era um desses programas de auditório, que faziam muito sucesso na época. Nele havia brincadeiras com as crianças do auditório, atrações musicais, além dos diversos desenhos que passavam durante o programa.


Quebra Cabeça
No programa havia um grupo de crianças (bonecos na verdade) de etnias diferentes. E o bacana desse programa é que os personagens acabavam entrando em conflitos normalmente encontrados na infância, como tomar decisões morais, racismo entre outros. 


Punky, a Levada da Breca
Punky teve grande sucesso nos Estados Unidos no final da década de 80 e quando chegou ao Brasil obteve o mesmo sucesso. Era impossível não se apaixonar por Punky, uma menina que, apesar de ter sido abandonada pelos pais estava sempre de bom humor e acabou sendo adotada por um viúvo que trabalhava como fotógrafo chamado Arthur Bicudo.


Castelo Rá-Tim-Bum

Outro programa infantil da TV Cultura que fez muito sucesso (se não for o de maior sucesso).
Na história há Nino, um garoto de 300 anos que vive com seu tio, o Dr. Victor, um feiticeiro/cientista, e com sua tia-avó Morgana, uma feiticeira de 6.000 anos. Os três moram num castelo no meio da cidade de São Paulo. Nino acaba fazendo amizade com três crianças (Zequinha, Pedro e Biba) que sempre vão visitá-lo no castelo onde mora e vivem uma porção de aventuras.

Um comentário:

  1. Muito boa a lista, alias, o unico que eu não assisti foi, Punky, A Levada da Breca, os outros via todos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...