20 de ago de 2011

As Crônicas de Nárnia - A Série

Finalmente terminei de ler os sete livros de As Crônicas de Nárnia. Ao começar a ler o primeiro livro, O Sobrinho do Mago, confesso que achei a história bastante infantil e pensei que talvez acabasse desistindo de ler todos os livros. Me enganei, pois conforme fui lendo, percebi que as histórias não eram tão infantis como havia imaginado e gostei muito da série.
Mês passado postei aqui no blog a comparação do filme com o livro de O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa, que é o segundo livro da série. Quem quiser conferir é só clicar aqui.


Escrito por Clive Staples Lewis entre 1949 e 1954, as Crônicas de Nárnia foram adaptadas diversas vezes para a rádio, televisão, teatro e cinema. Além dos temas cristãos, a série usa personagens da mitologia grega e nórdica, bem como os tradicionais contos de fadas.  
No início não consegui notar os temas cristãos nos contos, porém, conforme os fui lendo ficou bem nítido a comparação que o autor quis fazer com histórias bíblicas, mas não vou citar exemplos, pois não tenho a intenção de colocar spoiler nesse post. C.S.Lewis não era cristão, mas acabou sendo convertido por seu grande amigo J.R.R. Tolkien, o escritor de O Senhor dos Anéis.


Há quem diga que Lewis era preconceituoso, pois nos livros cita um povo que era muito ruim chamado de calormanos, que tinham a pele escura, usavam turbantes e adoravam um outro deus, porém, eu não acredito que seja um tipo de preconceito. Quem ler todos os livros verá que ele só utilizou esse exemplo para fazer mais uma ligação com o cristianismo.


Independente da ligação com a religião, os livros de As Crônicas de Nárnia são muito bons e gostei bastante de lê-los. Nem imaginava que gostava tanto de contos de fadas até mergulhar de cabeça na série.
Em breve farei mais posts relacionados a série aqui no blog. Farei a comparação com os filmes Príncipe Caspian e A Viagem do Peregrino da Alvorada e colocarei a resenha dos outros livros.



Ordem Cronológica dos Livros:


O Sobrinho do Mago


O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa


O Cavalo e seu Menino


Príncipe Caspian


A Viagem do Peregrino da Alvorada


A Cadeira de Prata


A Última Batalha

Um comentário:

  1. Parabéns pela resenha Fátima! Muito em breve pretendo ler As Crônicas de Nárnia. Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...