4 de set de 2011

O Cavalo e Seu Menino - As Crônicas de Nárnia




O Cavalo e seu Menino foi publicado em 1954. Ele é o quinto livro da série As Crônicas de Nárnia a ser lançado, porém é o terceiro na ordem cronológica sugerida como leitura.


A história deste livro se passa na época de ouro de Nárnia, durante o reinado dos quatro irmãos Pevensie: Pedro, Susana, Lúcia e Edmundo, os mesmos de O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa.
Como havia comentado na resenha de As Crônicas de Nárnia, esse livro também possui ligação com histórias biblícas, pois Shasta, assim como Moisés, foi encontrado em um barco quando era apenas um bebê. Shasta (o menino do título do livro) foi encontrado e criado na Calormânia por um pescador. Porém, um dia um tarcaã (cavaleiro nobre da Calormânia) vem visitá-los e deseja comprar Shasta como escravo. Esse tarcaã nota que Shasta é das terras do norte, pois tem a pele clara, ao contrário dos calormanos que possuem a pele morena.
Nesta altura, Shasta descobre que o cavalo do Tarcaã é na verdade um cavalo falante de Nárnia e que ele está decidido a fugir de volta ao seu país de origem.


O cavalo, chamado Bri, e Shasta, que não deseja se tornar um escravo, decidem fugir durante a noite e acabam encontrando a tarcaína Aravis montando também numa égua falante de Nárnia chamada Huin. Elas também estão tentando uma fuga para as terras do norte. Porém, para chegarem a Nárnia precisam passar pela capital calormana, Tashbaan, onde vivem muitas aventuras para atravessarem a grande cidade. Shasta descobre que é idêntico ao príncipe Corin da Arquelândia, mas só entende o porque no final da história e Aravis acaba descobrindo um terrível plano do príncipe dos calormanos de conquistar Arquelândia e depois invadir Nárnia, para conseguir se casar com a rainha Susana. Mas Shasta e Aravis, com a ajuda dos cavalos de Nárnia, acabam por frustrar os planos de invasão dos calormanos. Shasta também acaba conhecendo Aslam no meio de sua jornada para levar a notícia de perigo aos narnianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...