4 de nov de 2015

Filme x Livro - Alice no País das Maravilhas


Depois de ler os livros “Alice no País das Maravilhas” e “Alice no País do Espelho” percebi que o filme da Disney lançado em 1951 na verdade é uma adaptação dos dois livros.

De uma maneira geral o filme segue muito bem o primeiro livro. Na história, após ver um coelho branco de colete carregando um relógio de bolso, Alice resolve segui-lo e cai dentro de sua “toca”, que mais parece um poço devido sua profundidade. Após chegar seguramente ao "fundo da toca", Alice entra em um mundo completamente diferente, com comidas que a fazem aumentar e diminuir de tamanho e muitos seres incomuns.
Objetos tem vida, humanos parecem animais, animais parecem humanos e todos são completamente malucos!


O livro “Alice no País das Maravilhas”, lançado em 4 de julho de 1865 é um dos livros de fantasia mais famosos de todos os tempos.  O livro possui diversos enigmas que ajudaram a populariza-lo na época. Tanto que, muitos leitores escreveram ao autor Charles Lutwidge Dodgson (sim, pois “Lewis Carroll” é apenas seu pseudônimo) para descobrirem como resolver esses enigmas.

Apesar de ser um clássico, confesso que “Alice no País das Maravilhas” foi um livro difícil de prender a minha atenção. A história é tão maluca e possui tantas citações de poemas infantis ingleses que eu desconheço, que foi difícil entender algumas partes da história. De qualquer maneira, vale a
Tweedledee e Tweedledum
pena conferir toda a criatividade do autor!

Apesar da história do filme da Disney girar em torno do livro “Alice no País das Maravilhas”, há muitas passagens e personagens do livro “Alice no Páis do Espelho”. Os irmãos Tweedledee e Tweedledum, que são uns dos personagens mais famosos de Lewis Carroll, estão no livro “Alice no País do Espelho”.

O livro “Alice no País do Espelho” foi lançado em 1871 e a história é muito interessante e de mais fácil entendimento. Gostei muito mais do que seu predecessor, mas como a história é bem diferente do filme prometo fazer uma resenha sobre ele em outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...