19 de nov de 2015

Filme x Livro - Orgulho e Preconceito


Orgulho e Preconceito é um romance da escritora britânica Jane Austen lançado em 1813.

Já houveram outras adaptações, mas estou usando como base o filme lançado em 2006 que traz a linda e talentosa atriz Keira Knightley no papel da personagem principal, Elizabeth Bennet.

Elizabeth é a mais inteligente das cinco filhas dos Bennet. A preferida de seu pai e a menos querida de sua mãe, que tem uma obsessão por casar todas as filhas com homens que podem garantir seus futuros.

Logo no início da história, um solteiro rico chamado sr. Bingley (Simon Woods) passa a morar em uma mansão próxima. As irmãs e a mãe ficam muito agitadas, porém não é o caso de Elizabeth, que deseja ter uma vida mais ampla sem ter que se dedicar exclusivamente à um marido.

Elizabeth conhece um grande amigo de Bingley, o bonito e esnobe sr. Darcy (Matthew Macfadyen), que é o protagonista masculino da história.
Em um baile, após ouvi-lo desdenhar de sua companhia para dançar, Elizabeth cria uma grande antipatia por ele. 
Apesar de sempre discutirem, os encontros entre Elizabeth e Darcy passam a ser cada vez mais constantes e em um determinado ponto, Darcy começa a mudar seus sentimentos em relação a ela. 
Matthew Macfadyen e Knightley interpretando Darcy e Elizabeth
Apesar da história se passar no século XIX, as pessoas se encantam com o romance até os dias de hoje. Eu sou uma grande fã de histórias de época e acredito que o charme dos costumes, das roupas e da vida no campo acaba deixando a história mais romantica. A forma como cada evento ocorre dentro da trama nos faz aos poucos se apegar a cada um dos personagens. 

O filme consegue retratar muito bem a história, porém o livro é especial porque consegue dar foco para o preconceito causado pelas primeiras impressões. Eu tenho uma certa paixão pelo estudo do autoconhecimento e notei que o livro muitas vezes trata exatamente disto. Mais precisamente em como muitas vezes nossos próprios defeitos, que nem notamos que existem, nos fazem ter uma visão errada das pessoas e acabamos julgando sem ao menos conhece-las de verdade.


No filme nada da história original foi alterado, apenas não foi mostrado todos os detalhes da história como ocorre em filmes baseados em livros. Para quem viu o filme e tem curiosidade de saber o que acontece logo depois de sua conclusão, leia o livro pois vale muito a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...